segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PESQUISADORES

ÁLVARO PEREIRA DO NASCIMENTO
Mestre e doutor em História pela Unicamp (1995-2002). Concluiu o bacharelado e a licenciatura em História pela UFF (1994). Em 1999, ganhou o Prêmio Arquivo Nacional com a dissertação de mestrado "A ressaca da marujada: recrutamento e disciplina na Armada Imperial , publicada em 2001. Em 2003, sua tese de doutorado foi vencedora do Concurso de Teses de Doutorado sobre Relações Raciais e Cultura Negra no Brasil, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros e Fundação Ford. Recentemente, em 2008, sua tese foi publicada com o título Cidadania, cor e disciplina na Revolta dos Marinheiros de 1910, pela editora Mauad. Publicou 4 livros, 5 capítulos de livros, 2 artigos em revistas especializadas, 3 artigos em magazines, 2 em jornais, 1 verbete. Participou de eventos no Brasil, nos Estados Unidos, Porto Rico, Argentina, Canadá e em Portugal. Orientou 14 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de História e Educação. Atualmente orienta 4 mestrandas e 6 bolsistas de Iniciação científica, e participa de 4 projetos de pesquisa. Atua na área de História, com ênfase em História do Brasil e História da África. Professor

HÉLIO LEÔNCIO MARTINS
Vice- almirante da Marinha do Brasil. Autor do livro : A revolta dos marinheiros, 1910, São Paulo, Editora Nacional; Rio de Janeiro, Serviço de Documentação Geral da Marinha, 1988. Autor de diversos artigos sobre a Revolta dos Marinheiros e sobre a Marinha durante a Primeira República.

JOSÉ MIGUEL ARIAS NETO
Graduação em Historia pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é membro de comissão - Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região, pesquisador associado do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Estadual de Campinas, pesquisador associado ao Laboratório de Estudos sobre Intolerância da Universidade de São Paulo e professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: História, História Política/ com ênfase em História Política do Império e dos anos iniciais da República Brasileira, Ciência e Filosofia Política Contemporânea.Autor da tese: Em busca da cidadania: praças da Armada nacional, 1867-1910, Departamento de História, Universidade de São Paulo, 2001.

JOSEPH LOVE
Professor emérito na Universidade de Illinois, Urbana-Champagne. Diretor do The Center for Latin American & Caribbean Studies and Lemann Institute for Brazilian Studies, Universidade de Illinois. Autor de livro nos Estados Unidos sobre a Revolta da Chibata (no prelo), dentre outros. Autor de artigos sobre a mesma revolta (especialmente recepção no exterior).

MARCO MOREL
Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1992) e doutorado em História - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador associado - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: história política, brasil império, história cultural, história da imprensa e história do brasil.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4780898H2

MÁRIO MAESTRI
Possui graduação em Ciências Históricas - Université Catholique de Louvain (1977), mestrado em Ciências Históricas - UCL (1977) e doutorado em Ciências Históricas - UCL (1980). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo. Realizou estágio de pós-doutoramento na Bélgica e semestre sabático em Portugal. Tem experiência na área de história social, história e literatura, história e arquitetura, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, história do Rio Grande do Sul, história da escravidão no Brasil, história da escravidão no Rio Grande do Sul; história da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Coordena a coleção Malungo, da UPF Editora, dedicada à publicação de trabalhos acadêmicos sobre a escravidão colonial.

SÍLVIA CAPANEMA PEREIRA DE ALMEIDA
Doutora em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2009), possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), pós-graduação em LLCE - Langues, Littératures et Civilisations Etrangères pela Université Blaise Pascal (2003) e mestrado em História pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2004). Atualmente é professora (maître de conférences) na Universidade de Paris 13. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Revolta dos Marinheiros de 1910,, Identidades, Acontecimento, Memória,  Democracia Racial e Pós-abolição, História Social e Cultural. Autora da tese: «’Nous, marins, citoyens brésiliens et républicains’: identités, modernité et mémoire de la révolte des matelots de 1910 », École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, 2009.

TÂNIA MARIA TAVARES BESSONE DA CRUZ FERREIRA
Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor adjunto procientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, história política, relações culturais e história do livro e da leitura. Pesquisadora de Projeto Pronex coordenado pelo professor José Murilo de Carvalho, e vinculado ao Centro de Estudos do Oitocentos.

ZACHARY ROSS MORGAN
Autor da tese: Legacy of the Lash : Black and Corporal Punishment in the Brazilian Navy, 1860- 1910, Departamento de História da Universidade de Brown, 2001. Professor assistente no Boston College. Seu trabalho enfoca a história social, política e intelectual da diáspora africana para as Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário